Sobre

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO CURSO:



O curso de especialização Lato Sensu de educação de surdos em abordagem bilíngue (Libras/língua portuguesa), com duas ênfases em: 1) Docência bilíngue na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ou na 2) Tradução e Interpretação na Educação Básica, na modalidade à distância, foi proposto pela demanda social de formação de professores para surdos, com o conhecimento linguístico e cultural voltado à Língua Brasileira de Sinais (Libras), em primeiro plano, aliado à demanda crescente da atuação de profissionais intérpretes de língua brasileira de sinais na esfera educacional. Espera-se que estes últimos profissionais, intérpretes educacionais, tenham conhecimentos acerca deste campo e produzam em suas práticas parcerias pedagógicas com os docentes regentes, conforme aponta a legislação de acessibilidade no âmbito da educação e as propostas educacionais inclusivas em nosso país (BRASIL, 2005; 2015).

Na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) há indicativos da necessidade de acessibilidade comunicacional, com urgência, nos mais variados espaços sociais e em especial na esfera educacional. Esse documento legal ainda está em implementação e surge aliado à Lei Libras (BRASIL, 2002) e após dez anos da regulamentação desta Lei feita pelo Decreto 5.626/05. Este último documento mencionado orienta a necessidade de formação de espaços educacionais bilíngues, com instrução em Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita para surdos, bem como advoga a formação específica em pedagogia bilíngue (que contempla os saberes do curso de pedagogia com disciplinas que ofereçam o aprendizado da Libras para que os conteúdos curriculares sejam ministrados por meio dela) para professores da educação infantil e anos iniciais que lecionam para alunos surdos.

Bem como prevê a oferta de formações específicas para tradutores e intérpretes de Libras para atuarem nessa área. Sobre a educação bilíngue, em 03 de agosto de 2021 passa a ser uma modalidade de ensino o que pressupõe ampliar a demanda por formação e a produção de materiais educativos em Libras para a elaboração de um currículo bilíngue, em Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita. Assim, esta especialização, com dupla ênfase propõe capacitar profissionais nessa área tão demandada e com carência formativa.



LIVE DE LANÇAMENTO DO CURSO transmitida em 28 de abril de 2022: